728x90 AdSpace

  • Latest News

    quarta-feira, 15 de agosto de 2012

    Luciano Leitoa lidera pesquisa eleitoral em Timon



    Pesquisa realizada, entre os dias 10 e 12 de agosto com 300 eleitores

    Em 15/08/2012 , às 07h45 -
    O candidato do PSB à Prefeitura de Timon (MA), Luciano Leitoa, tem uma larga vantagem sobre seus adversários e, a 53 dias da eleição, é o favorito para vencer a disputa pela Prefeitura de Timon (MA).

    Pesquisa realizada, entre os dias 10 e 12 de agosto com 300 eleitores com idade a partir dos 16 anos, pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública – Amostragem e Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, aponta que Luciano

    Leitoa tem 59,33% das intenções de voto estimuladas.

    Em segundo lugar está o candidato do PMDB, o vice-prefeito Edivar Ribeiro, com 19,33% das intenções de voto estimuladas; em seguida vem o candidato do PSD à Prefeitura de Timon, Alexandre Almeida, que está com 9,67% das manifestações de voto estimuladas.

    O candidato do PSOL à Prefeitura de Timon, Costa, tem 0,33% das intenções de voto estimuladas.

    Os eleitores de Timon indecisos representam 9,33% do total; e os que vão votar nulo ou em branco são 2%.

    A pesquisa do Instituto Amostragem- Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte foi realizada em 31 bairros e 12 povoados da zona rural de Timon.

    A margem de erro da pesquisa é de 5,54% para mais ou para menos.

    O levantamento eleitoral foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão sob o Protocolo de número MA-00078/2012.

    O presidente do Instituto Amostragem, o professor de Bioestatística do Departamento de Medicina Comunitária da Universidade Federal do Piauí e estatístico João Batista Teles, informou o que pode mudar essa tendência de vitória de Luciano Leitoa é a propaganda no horário eleitoral gratuito.

    “Até agora a campanha eleitoral está esquentando os motores, mas Luciano Leitoa é o grande favorito”, afirmou João Batista Teles.

    A atual pesquisa recebeu influência do debate realizado com os candidatos a prefeito de Timon promovido pela Rede Meio Norte, no dia 9 de agosto.

    A pesquisa do Instituto Amostragem e Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte sobre as intenções de voto espontâneas – quando o eleitor diz o candidato que vai votar sem que o entrevistador apresente os nomes dos candidatos- revela que Luciano Leitoa tem 54,33% contra 16,67% do segundo colocado, Edivar Ribeiro.

    Alexandre Almeida tem 8% das intenções de voto espontâneas e Costa tem 0,33% das intenções de voto espontâneas, mesmo percentual dos eleitores que citam os nomes de Dra. Fátima, de Chico Leitoa e de Djalma, que não são candidatos à Prefeitura de Timon.

    17% dos eleitores estão indecisos. João Batista Teles considera que esse percentual é muito baixo para uma pesquisa de intenções de voto espontâneas.

    2,67% dos eleitores querem votar nulo ou em branco.

    Edivar Ribeiro é o candidato com maior índice de rejeição dos eleitores

    O candidato do PMDB à Prefeitura de Timon, Edivar Ribeiro, é o que tem maior percentual de rejeição dos eleitores. 41% dos eleitores afirmam que não votam em Ribeiro de jeito nenhum.

    Em segundo lugar vem o candidato do PSOL, Costa, com 20% de rejeição.

    Está empatado na rejeição dos eleitores, Alexandre Almeida, com 17% e Luciano Leitoa, com 16,33%.

    A soma dos percentuais atinge mais de 100% porque um eleitor pode rejeitar mais de um candidato.

    10,67% dos eleitores não souberam ou não quiseram opinar sobre a rejeição; e 6% não rejeitam ninguém.

    Nesse item, 0,67% dos eleitores querem anulares seus votos.

    78,65% dos eleitores de Luciano Leitoa não pretendem mudar suas intenções de voto

    Na pesquisa sobre a firmeza do voto feita pelo Instituto Amostragem e Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, 78,65% dos eleitores de Luciano Leitoa garantem que não irão escolher outro candidato até o dia das eleições e 19,1% declararam que podem escolher outro candidato a prefeito de Timon até o dia 7 de outubro.

    Para 68,97% dos eleitores de Edivar Ribeiro não há chances de que votem em outro candidato à Prefeitura de Timon até o dia 7 de outubro.

    Outros 25,86% dos eleitores de Edivar Ribeiro afirmam que podem escolher outro candidato à Prefeitura de Timon até o dia das eleições.

    Entre os eleitores de Alexandre Almeida, 51,72% afirmam que podem escolher outro candidato à Prefeitura de Timon e 44,83% garantem que não mudarão suas intenções de voto até o dia das eleições.

    100% dos eleitores de Costa garantiram que não irão escolher outro candidato até o dia das eleições.

    Para 62% dos eleitores timonenses as razões mais importantes na hora de decidir o voto são as propostas dos candidatos

    De longe, as propostas dos candidatos são as razões mais importantes na hora de decidir o voto para os eleitores de Timon.

    62% dos eleitores de Timon têm essa opinião. Para 27% dos eleitores timonenses, a razão mais importante levada em conta na hora de decidir o voto é a experiência anterior do candidato; já na opinião de 18% dos eleitores as razões mais importantes são as qualidades pessoais do candidato.

    6,33% dos eleitores de Timon acha que a razão mais importante na hora de decidir o voto é o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao candidato. 4,67% acham que a razão mais importante é o partido do candidato.

    As outras razões importantes apontadas pelos eleitores na hora de decidir o voto são a atuação do partido do candidato no Executivo (para 2,33%); apoio da governadora do Maranhão (2,33%); campanha eleitoral do candidato na TV (1,67%); opinião dos parentes, amigos e vizinhos (1,33%); e a religião do candidato (0,33%).

    Não quiseram opinar ou não souberam representam 6% dos eleitores e os que consideram que as razões mais importantes na hora de decidir o voto não são estão 2,67%.

    Debate com candidatos a prefeito de Timon da Rede Meio Norte foi o que teve maior audiência até agora

    A Rede Meio Norte promoveu no dia 9 de agosto debate com os candidatos à Prefeitura de Timon – Luciano Leitoa, Edivar Ribeiro, Alexandre Almeida e Costa.

    O professor universitário e estatístico João Batista Teles afirmou que foi o debate da Rede Meio Norte que teve a maior audiência, 
    com 44,33% dos eleitores timonenses.

    João Batista Teles, presidente do Instituto Amostragem, estima que assistiram ao debate da Rede Meio Norte com os candidatos à Prefeitura Municipal 47.136 eleitores timonenses.

    Luciano Leitoa foi o vencedor do debate da Rede Meio Norte com os candidatos à Prefeitura de Timon

    O candidato do PSB, Luciano Leitoa, foi o vencedor do debate da Rede Meio Norte com os candidatos à Prefeitura de Timon.

    Luciano Leitoa foi o vencedor do debate para 35,34% dos eleitores.

    Para 26,32% dos eleitores de Timon quem ganhou o debate foi Alexandre Almeida.

    Os que consideram Edivar Ribeiro como o vencedor do debate são 9,77% dos eleitores; e os que acham que Costa venceu o debate representam 1,5% dos eleitores.

    Na opinião de 6,77 dos eleitores de Timon nenhum dos quatro candidatos venceu o debate da Rede Meio Norte e 20,3% dos eleitores disseram que não sabem ou não opinam sobre quem venceu o debate da Rede Meio Norte.

    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Comentários ofensivos ou caluniosos não serão aceitos neste blog!

    Item Reviewed: Luciano Leitoa lidera pesquisa eleitoral em Timon Rating: 5 Reviewed By: Unknown
    Scroll to Top